quinta-feira, 31 de maio de 2007

Entradas Perigosas - E vão dois...

O Manchester United acabou de confirmar na sua página oficial as contratações de Nani e Anderson.Futebol Clube do Porto e Sporting arrecadam, cada um, 25 milhões de euros.
Estas duas vendas vêm confirmar que os clubes portugueses continuam a não ter poder económico para conservar os seus jovens valores. Acabam por confirmar também que já não o fazem por "tuta e meia".
O FCP já tinha aprendido aquando da venda de jogadores da "Era Mourinho", o Sporting aprendeu a lição depois de Cristiano Ronaldo.Estas duas vendas confirmam também que, e pelo que se viu até agora em que a procissão ainda vai no adro, apenas os dois primeiros classificados desta temporada têm jogadores apetecíveis e vendíveis a preços irrecusáveis.
Se formos até ao Estádio da Luz o panorama é bem diferente. Parece que apenas Simão é um jogador que pode ser pretendido por grandes emblemas europeus. E, ainda assim, nenhum deles parece estar disposto a desembolsar os 20 milhões pedidos pelo Benfica.
O que aparece no seguimento destas duas vendas é a questão da sucessão.Quem serão os sucessores de Nani e Anderson?
Os dois jovens de 19 anos tinham um peso preponderante nos onzes das respectivas equipas.
E veja-se, no caso do Sporting, produtor de jogadores como Luis Figo, Simão, Quaresma e Ronaldo, nenhum dos referidos quatro tinha aos 19 anos a influência e a responsabilidade que Nani teve ao longo da temporada. Ainda pra mais, Nani acabou por ter de ficar mais forte psicologicamente ao jogar sob o coro de assobios que o foram apupando jornada atrás de jornada.
Quanto a Anderson, a sua importância foi visível quando este ficou lesionado, embora o Porto se tenha "aguentado" bem, mas sem deslumbrar, usando apenas a eficácia a que nos habituou.
Agora resta ver quem os clubes vão escolher para os lugares deixados vagos.
Acredito que o Porto já esteja à procura de um jogador à altura de Anderson, embora seja difícil encontrar alguém do calibre do brasileiro e com a sua idade.O Sporting deve optar por canalizar a maior parte da verba para tapar um pouco do passivo e a parcela mais pequena irá fortalecer o orçamento disponibilizado pela SAD leonina para as aquisições.Da academia sportinguista saem todos os anos novas promessas e, parece-me, este ano não vai ser excepção.Há um rapaz que nos últimos dois ou três anos tem vindo a ser apontado como "craque". Falo de Fábio Paim, um médio ofensivo que, ao que dizem, é dotado de enormes qualidades técnicas mas têm a estabilidade mental de um Carlos Martins.Se formos acreditar nas declarações de Miguel Veloso, a passagem pelo Olivais e Moscavide pode ter feito bem ao "puto".
Entretanto, vamos esperar para ver quem serão as próximas compras de Verão dos clubes estrageiros em Portugal.
Uma última menção para Tello.O esquerdino chileno fez a sua melhor temporada ao serviço dos leões e estava com tudo acordado (segundo se fez constar por toda a imprensa desportiva portuguesa) com o emblema de Alvalade.No entanto, faltou aos testes médicos e à assinatura no novo vínculo.Soube-se hoje que já se comprometeu com o Besiktas por quatro temporadas.Não sei quais os valores acordados com o Sporting, mas se estavam acordados o mais normal era assinar. Ainda para mais depois de ter estado a ganhar durante seis anos sem ter rendido nadinha. Só à sétima é que se viu alguma coisa de Tello.O chileno vem mostrar que Portugal tem um qualquer magnetismo para jogadores sem honra e com uma ambição que faz com que a sua palavra valha zero. Jardel, Marcel...etc, e agora Tello.Desejo-lhe uma muito boa viagem e, se demorar a adaptar-se à Turquia o que demorou a adaptar-se a Portugal, lá para os 30 e tal anos deve ser titular indíscutível no onze do Besiktas!
Quando ao assunto principal, temos duas saídas prometedoras ao invés de ENTRADAS PERIGOSAS.

Sem comentários: