segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Eu não percebo nada de futebol

Um dia destes vi no público um senhor comentar sobre a dificuldade de estar a ver, em simultâneo, o momento em que um jogador passa a bola e a posição em que se encontra o jogador que a vai receber.

Concordo que é díficil.

Mas há que ver que essa é uma função do árbitro assistente, ele sabe que tem de fazer isso. Por isso é que eles têm de andar em formações, por isso é que treinam, por isso é que são avaliados, por isso é que têm de progredir na carreira, indo apitando jogos desde os escalões de formação até chegarem a internacionais. Porquê? Exactamente porque o nível de exigência faz com que eles tenham de chegar a um grau zero de erros. Essa inexistência de erros vem com o treino. Esse treino vem com a experiência.
Um árbitro assistente que erre num jogo de miúdos é capaz de ser insultado por meia dúzia de pais, já se errar num jogo da Liga dos Campeões terá de aguentar com os apupos de estádios repletos.
Isto, falando da "avaliação" popular. Não podemos esquecer da avaliação dos delegados da Federação ou da UEFA.

Também tenho lido aqui e ali as comparações entre Mourinho e Mancini.

Confesso que tenho vontade de rir.

Sem qualquer nacionalismo ou qualquer "mourinhismo", vou apenas recorrer aos factos.

O primeiro campeonato ganho por Mancini foi, como alguns se recordam, uma vitória na secretaria.

O segundo, foi ganho com o Inter a partir com vários pontos de avanço em relação aos rivais directos (20 pontos de avanço e 10 pontos de avanço parecem-me uma boa ajuda).

As vitórias permitiram, algum encaixe financeiro (quer dos prémios por vitória, quer dos prémios dos patrocinadores... Não que dinheiro seja problema para Moratti) que possibilitou ou facilitou a aquisição de jogadores importantes, mas, principalmente, fizeram com que Mancini tivesse "moral" para fazer certas exigências, enquanto treinador vencedor, enquanto treinador campeão.

Mourinho chegou a Itália e já foi atacado por diversos lados, já teve treinadores e dirigentes a comprar guerras com o Special One. Mas também já foi elogiado por colegas e jogadores, já teve dois apoios de peso: Lippi e Capello. Dois senhores do futebol, dois treinadores com percursos de sucesso, dois homens que expressaram o seu apoio a Mourinho.

É verdade que José Mourinho não teve o melhor dos inícios de temporada com o Inter, mas nao se pode dizer que tenha sido uma ENTRADA PERIGOSA, pode?

Sem comentários: