quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Pepe na Selecção?

Tenho lido algumas palavras sobre a possibilidade de representar Portugal e decidi meter a minha colherada.É certo que a muitos custa ver Pepe a usar a camisola das Quinas, mas porquê?Porque nao é português? Está a tirar o lugar a um português? Ou só mesmo porque é brasileiro?A verdade é que quando Deco foi convocado pela primeira vez muita gente protestou e hoje em dia ouve-se por aí "Mas porque é que ele não mete o Deco?".Mas vejamos esta questão por um prima diferente.Será que todo este sururu só se vê porque é o futebol que está em causa?Alguém faz ideia de quantos norte-americanos jogaram com a camisola portuguesa pela selecção de basquetebol?
Nem eu... mas não foram poucos e é um hábito que só recentemente se começou a perder.
E, ainda me recordo, alguns deles representavam a selecção portuguesa para adquirirem o estatuto de jogadores comunitários e poderem assim saltar para ligas europeias mais bem pagas, esquecendo logo de seguida a nossa selecção.
E mais ainda.No voleibol, quantos e quantos brasileiros já representaram a selecção?Alguém reclamou?
Nestes dois casos, se ninguém o fez foi porque esses jogadores traziam um acréscimo de qualidade à equipa nacional.
Resultado? Com o passar dos anos, quer o basquetebol quer o voleibol acabaram por ter equipas totalmente compostas por jogadores portugueses e uma quota parte deve-se à aprendizagem com os talentos vindos de fora...
Abordando ainda uma outra vertente da questão, o que dizer de Oceano, Cadete, Nelson ou Nani?Os dois primeiros nasceram em ex-colónias quando estas ainda não carregavam o "ex", os dois últimos não.E ninguém questiona a sua utilização?Talvez isso tenha que ver com uma questão de (antigu)idade.As gerações anda vivas são compostas em grande número por pessoas que viveram numa época em que Portugal ainda incluía uma parte de África, talvez por isso não se estranhe que jogadores nascidos em Angola, Moçambique ou Cabo-Verde sejam portugueses e os que chegam do Brasil, já independente há "uns anitos mais" não o sejam.
A verdade é que a mim também me faz confusão o caso de Pepe.Apesar de ter de aplaudir o facto de não ter mudado o discurso de preferir envergar a camisola lusa a envergar a canarinha mesmo estando no Real de Madrid, julgo que a posição que ocupa tem várias e boas soluções. Ricardo Rocha, Tonel, Nunes, Bruno Alves são centrais de qualidade mais que suficiente para acompanhar os do costume (Meira, Carvalho e Andrade ou mesmo Caneira).Talvez incomode o facto de Pepe ter representado o Porto...tal como Deco. Mas isso são só...Entradas Perigosas!

P.S. Eu não sou Portista.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caríssimo Sousa...

A questão dos "estrangeiros" a vestirem a camisola das quinas também a mim "me faz espécie"...

De facto, sem me ver como um nacionalista, considero-me, sem dúvida, um patriota!

Para mim, esta questão passa por uma reflexão bastante simples do que é ser português.

De há uns anos para cá, tenho repetido em várias conversas de café, que Francis Obikwelu é um exemplo para muitos portugueses. Ele reconhece o nosso país como seu, ainda que tenho nascido num país onde não há sequer vestígios de cultura portuguesa. E atrevo-me a dizer que é mais portugueses que muitos naturais do nosso cantinho à beira-mar plantado.

Há regras a respeitar para que alguém, não tendo nascido em Portugal nem sendo filho de portugueses, se torne português no papel. A partir desses momento, passa a ter cidadania portuguesa. A partir deste momento, passa também a poder representar o país!

A conclusão é simples: se temos atletas, que se sentem portugueses, que honram a nossa bandeira, a nossa história, a nossa cultura, porque lhes haveremos de negar a possibilidade de tentares levar mais longe o nome de Portugal?!... Lembram-se da imagem de Obikwelu depois de ganhar a primeira medalha com as quinas ao peito a dar a volta de honra com a bandeira de Portugal?... Dos seus esforços para aprender "A Portuguesa"?...

Nem que seja para lembrar aos portugueses de nascença o que é ser portugês!...

Pedro de Almeida