quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Os jogos na SIC

Nos últimos tempos, Benfica e Sporting têm tido os seus jogos transmitidos pela estação de Carnaxide.
Até aqui tudo bem. Faz bem diversificar.
Tenho amigos que não gostam muito nem do José Augusto Marques nem do Nuno Luz. E digo isto sinceramente, não ao estilo da Leonor Pinhão, não tento colocar a minha opinião na boca de outros. Prefiro não me pronunciar, afinal de contas podia parecer que estava ressentido...
Sem entrar em avaliações, achei graça a alguns pormenores no relato de hoje.
O jogo em questão era o Sporting X Estrela da Amadora para a Taça de Portugal.
Antes dos 15 minutos de jogo já dizia o J.A.M. "a jogar assim o resultado vai ser 0-0".
Isto é algo bem típico da RUC e eu e os meus colegas fazemos isto de vez em quando. Mas nós somos tendenciosos e normalmente dizemos algo do género para criticar o árbitro, a equipa adversária ou o Manuel Machado. Agora já não temos a última desculpa...
Numa televisão como a SIC tem de se ter um pouco mais de cuidado com o que se diz.
Assim como o Nuno Pereira, na qualidade de repórter de pista, não deve dizer em directo que "ele tem uma barriga comá minha". Até teve piada e acho que faz bem aos relatos profissionais terem apontamentos de humor e não serem tão carrancudos, mas não se pode dizer algo como se estivessem numa conversa de café.
Já que estou a "malhar", sigo para o comentador.
Achei giríssimo que ele tenha dito acerca do Izmailov não ter passado a bola que "ele não é português, é russo, mas foi carteiro".
Bem, só posso concluir que o comentador parta do princípio que na Rússia não haja carteiros, ou correios ou que as pessoas não escrevam nem recebam correspondência. Ou então que as expressões usadas para classificar os jogadores portugueses não sejam válidas para os jogadores estrangeiros.
Não me vou esquecer do Nuno Luz. Depois de ter usado a palavra "tónico" umas dez vezes em duas intervenções, chegou às entrevistas no final do jogo e praticamente só fez perguntas que induziam a uma resposta. Algo do género "vocês jogaram mal como tudo, estão preocupados com o jogo contra o Benfica?" ou "ficaram tristes depois de terem passado o jogo todo empatados e depois sofrem um golo nos últimos minutos?". Tudo bem que é chato fazer as perguntas da praxe "como é que viu o jogo?" ou "como se sente pelo golo marcado?" e outras do género, mas entre o banal e o não aconselhável mais vale cair na normalidade do que fazer "asneira".

Foi uma série de ENTRADAS PERIGOSAS mas a verdade é esta: o facto da SIC transmitir uns jogos de vez em quando é produtivo e positivo para quem vê futebol e mesmo para quem trabalha no jornalismo desportivo, mas acaba por se notar que há uma falta de hábito de quem faz o relato.
Deixo uma pergunta no ar: para quando é que a SIC pretende colocar o Paulo Garcia a relatar um jogo?

Sem comentários: