sexta-feira, 20 de junho de 2008

"Futebol é 11 contra 11 e no final ganha a Alemanha"

A derrota com a Alemanha foi uma das piores que já sofremos.
Não foi devido aos 3 golos sofridos, foi mesmo pela forma como perdemos.
Houve um conjunto de factores que me deixou mesmo desgostoso pela precoce eliminação da nossa selecção.

Acho que não será mau de todo enunciar esses factores.

1. Paulo Ferreira
Falhou a toda a linha.
Falhou porque se deixou antecipar no primeiro golo da Alemanha, falhou porque foi responsável a meias com Cristiano Ronaldo pelo cabeceamento à vontade de Klose no segundo golo e ainda falhou, aqui com um empurrãozinho (literal) de Ballack no 3º golo germânico.
Falhou porque era ineficaz no ataque, andámos coxos do lado esquerdo, falhou porque não cruzava, porque falhava passes e os que acertava eram para trás, para o lado ou para um jogador que estivesse bem próximo de si, obrigando a uma saturação de jogadores junto à linha.

2. Peter Frojdfeldt
O sueco que andou a passear o apito pelo campo conseguiu fazer um serviço quase tão bom como o seu colega austríaco no jogo dos lusos contra os suíços.
As poucas faltas dos portugueses eram sempre merecedoras de cartões, já às infracções dos alemães o senhor Frojdfeldt fazia vista grossa. Gritantes no meio da sua prestação foram os lances do golo de Ballack, de um puxão a Nuno Gomes na área germânica e de uma pisadela a Ronaldo.
Estranho que o árbitro não tenha visto o empurrão de Ballack a Paulo Ferreira, especialmente porque o mesmo árbitro conseguiu ver dois empurrões de Postiga na área alemã em duas disputas de bola e, incrivelmente, Scolari viu o empurrão do banco de Portugal.
Também acho estranho que não tenha visto o puxão a Nuno Gomes. Ninguém cai daquela maneira.
A pisadela a Ronaldo foi nas barbas do sueco. O mesmo árbitro que assinalou a falta não viu o defesa direito alemão ir pisar o pé de Cristiano Ronaldo?
Isto já para não falar nas faltas que os alemães fizeram em saídas de Portugal para o ataque e nem eram assinaladas.

3. Ricardo
Não esteve bem a sair-se dos postes. Ficou muito mal na foto no frango que deu o 3º golo, frango que podia não ter existido caso o árbitro tivesse assinalado a gritante falta de Ballack.
Antes foi um herói, ontem esteve em baixo.


4. Raul Meireles + falta de Moutinho
É incomparável a influência destes dois jogadores no meio campo. Enquanto Moutinho é quase o co-piloto de Deco e ajuda a dar mais dinâmica ao meio-campo e ataque, Raul Meireles é um jogador estático, não traz nada à equipa. Gosto de o ver no FCPorto a combinar com o Lucho, mas na selecção não faz grande coisa. Acho que lhe vi dois remates e pouco mais.

5. Falta de "cojones"
Cristiano Ronaldo é o melhor do mundo, Simão é um jogador muito influente no Atlético de Madrid e ambos se distinguem pela sua acção ofensiva e pela forma como partem para cima dos adversários. Ontem foi vê-los com medo e a jogar bolinhas para trás e para o lado.

Mas nem tudo foi mau.

1. Deco
Gigante! Enorme!
Foi o grande maestro da selecção, foi o motor e o cérebro, foi ele que andou com a equipa às costas .
Todos pensavam que não iria estar em forma mas ele mostrou o oposto e foi o elemento mais esclarecido e influente da equipa.

2. João Moutinho
A par de Deco era ele que agitava o meio campo de Portugal e a equipa ressentiu-se da sua saída por lesão.
Foi uma das revelações portuguesas neste Europeu.

3. Bosingwa
Falhou no jogo contra a República Checa mas isso não o afectou. Podia ter estado melhor no lance do primeiro golo alemão mas foi um grão de areia na exibição que rubricou ontem. Bem a antecipar-se, bem a combinar no ataque e a ir à linha.

4. Nani
Pode vir a ser melhor que Ronaldo, pelo menos é mais consistente, tem menos tiques e manias e lida melhor com a pressão (uma época a ser assobiado todos os jogos em Alvalade até serve para alguma coisa). A sua entrada trouxe velocidade, trouxe mais movimento no ataque e desequilibrou no momento de furar a defesa germânica.
Mais regular, mais inteligente e com muito menos mania que Quaresma, por isso Scolari terá optado pelo extremo do Man Utd em vez do jogador do FCP.

5. Petit, Nuno Gomes e Postiga
Coloquei estes três juntos uma vez que fizeram mais do que se esperava deles. Petit fez boas aberturas, Nuno Gomes e Postiga marcaram...

6. Scolari
Ao contrário do que se esperava (eu incluído) Scolari não apostou em Meira nem em Hugo Almeida. São dois jogadores habituados ao estilo de jogo germânico, é verdade, mas Scolari terá pensado que os germânicos também estão habituados ao estilo de jogo dos dois portugueses. Petit cumpriu e Postiga marcou, por isso não se pode dizer que tenha sido mal optado por Scolari

7. Pepe e Ricardo Carvalho
São excelentes mas são só dois e não podem estar em todo o lado. Pepe foi uma boa surpresa e Ricardo Carvalho fez o que já nos habituou.
Gostei especialmente da forma como Pepe parece sentir o facto de estar a representar Portugal.

Em 2010 há mais.
Até lá vamos ver quem vem orientar a selecção e se vai haver alguma limpeza.

Em vez de ENTRADAS PERIGOSAS hoje temos uma SAÍDA ANTECIPADA.

Sem comentários: