quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Mata Mata

O "Sargentão" Scolari é conhecido pela sua especialidade nos jogos do "Mata Mata". Antes do Portugal X Sérvia, o assessor de Scolari disse que era mais um jogo desse tipo e que o seleccionador já tinha dado provas que era bom nisso.
E realmente foi um jogo de "Mata Mata".
Os portugueses pensaram que o golo de Simão era suficiente para matar o jogo...
Os jogadores portugueses pensaram que o golo seria suficiente para matar o jogo.
O seleccionador de Portugal pensou que a boa atitude defensiva dos portugueses (grande jogo dos centrais e de Bosingwa) poderia ser suficiente para matar o jogo.
Os adeptos portugueses ficaram com vontade de matar os jogadores nacionais no decorrer da segunda parte do jogo, sem rasgos ofensivos e com muitos passes falhados, a demorar uma eternidade para fazer uma reposição de bola...
Os jogadores portugueses iam morrendo com um ataque de coração quando viram a bola entrar na baliza de Ricardo a 3 minutos do fim.

Bem, fora as brincadeiras com o verbo matar, a verdade é que Scolari foi crucificado no final do jogo.
Justa ou injustamente, foi o que sucedeu.
Não lhe retirando a sua fatia de responsabilidade, é lamentável ouvir na rádio toda a gente a bater no Scolari. E má ideia, porque ele parece ter uma boa esquerda... (perdoem-me a graçola).
Que o responsabilizem, tudo bem, que digam que ele deve ser demitido ou demitir-se ou que o próximo jogo de Portugal deve ter as bancada vazias são enormidades sem sentido...
Pior foi ouvir na TSF "alguém" dizer que Scolari não devia ter ido à flash interview e devia ter mandado alguém do staff, fosse ele, e passo a citar, "o negão ou o tigrão". É triste...
Assim como é triste que se bata constantemente em quem nos dá alegrias. Mourinho é constantemente criticado...porque é bom. Scolari é constantemente criticado...porque é bom.
E ambos já o provaram.
Mas continuemos.
Portugal não jogou bem. Jogou pior que contra a Polónia, onde atacou mas não conseguiu ganhar, muito por culpa do meio campo que não pressionava nos remates em zona frontal à baliza.
Mesmo assim consegui ouvir dizer que Portugal tinha jogado mal nos dois jogos. Ah, também ouvi dizer que o Petit tinha sido "um monstro" no miolo português. Provavelmente eu não percebo nada de futebol, mas o Petit foi péssimo contra a Polónia! E o melhor em campo contra a Sérvia, não tenho dúvidas.
E, para colocar a cereja no topo do bolo, ouvi dizer que estamos num grupo fraquíssimo. Muito bem, portanto, a Bélgica é fraca, a Sérvia é fraca e a Polónia é fraca...e nós?

Agora quatro pontos muito importantes:

1) Portugal estava a defender muito bem o resultado, podia não estar a jogar bem - Deco não acertava os passes, Ronaldo perdia-se em fintas e perdia a bola; Nuno Gomes não teve sorte nos dois remates que fez; quando Nuno Gomes saiu, Ronaldo supostamente iria para o lugar no meio do ataque e estava constantemente a ir para a ala centrar para...ninguém; Quaresma não trouxe nada de novo, Moutinho também não e Meireles muito menos; Maniche esteve a jogar muito recuado - mas a defesa estava a dar conta do recado e Meira pegou em Zigic e "meteu-o num bolso". O esquema de Scolari não era bonito mas estava a resultar.

2) O árbitro prejudicou Portugal.
Não tenho dúvidas.
Assinalou vários livres que propiciavam centros para o jogo aéreo dos gigantes da Sérvia.
Não assinalou um fora-de-jogo incrível no golo do empate.
Deu um minuto e meio de compensação - normalíssimo se pensarmos que, só em substituições foram 6 e o usual é dar 30 segundos de compensação por cada substituição.
Scolari tem razão quando se queixa.

3) Os jogadores portugueses não estão em forma.
É natural porque estamos em início de época, por isso não acho espantoso que se jogue mal e, especialmente, com a qualidade a que o adepto português foi habituado desde a chegada do "Sargentão".

4) O murro de Scolari.
Segundo Scolari, o brasileiro apenas tentou proteger "o menino Quaresma". Algo que não seria díficil de acreditar, o seleccionador sempre se mostrou bastante protector do grupo. Mas fosse em defesa do atleta ou não, o murro foi uma atitude pouco reflectida e pouco dignificante.
Há uns anos Sá Pinto foi expulso do futebol por ter dado um murro a Artur Jorge...fora de qualquer jogo ou de um treino. E foi expulso. Na altura foi censurado mas muitos gostavam de ter dado um murro no então seleccionador português.
Agora há que avaliar o que se passou. Eu ouvi Scolari dizer que não tinha tocado no sérvio, ouvi o sérvio dizer que lhe teria "raspado"...nas imagens televisivas vê-se que Scolari foi provocado e que o jogador da Sérvia estava em diálogos pouco amigáveis com vários elementos da selecção.
Castigue-se quem se deve castigar...
...mas não se esqueçam do senhor do apito.

4) Andei muito tempo a ler e a ouvir dizer que "não podemos perder mais pontos"...mas perdemos. Só que as outras selecções também. Por isso há que não perder a esperança.
Temos bons jogadores e um bom treinador.
Há que esquecer o bom e velho fado lusitano e não nos podemos armar em velhos do Restelo...
Calminha.

Esta ENTRADA nem parece PERIGOSA ao pé da esquerda do LFS...

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Sousa,

em primeir lugar, começo a duvidar que tenhas mesmo feito as matemáticas que dizes ter feito na faculdade (olha para a numeração dos pontos :p)

em segundo lugar... NÃO VI O JOGO! Lamento, mas não vi... Sou adepto de futebol, estive até algusn anos na equipa desportiva de uma rádio local a acompanhar o "desporto-rei", mas não tenho tido pachorra pra os jogos da "equipa de todos nós"!

desde domingo que espero apenas pelo próximo jogo da selecção nacional de rugby! ok, sou suspeito, pratiquei a modalidade durante 8 anos... mas tenho a sensação de que, se os jogos dos "lobos" fossem transmitidos em sinal aberto (para já, apenas sporttv) e se os portugueses soubessem o mínimo das leis do jogo, se daria o verdadeiro valor a quem joga de peito aberto apenas com as quinas como escudo contra adversários temíveis!

enquanto que há pouco via uma reportagem na televisão em que os jornalistas da nova zelândia (super-potência do rugby mundial) se mostravam rendidos a Portugal... no blog do meu amigo sousa leio o que leio......


enfim....

no meu tempo de jogador de rugby, tratávamos os jogadores de futebol por "chulos da bola"... tão novo era e já tão senhor da razão......


Pedro de Almeida