quinta-feira, 20 de setembro de 2007

(Alguns dos) Portugueses na Champions

Está mais que dito e provado que o futebol move massas e alimenta paixões e esta primeira jornada da Liga dos Campeões mostrou isso mesmo.

Ainda que não seja benfiquista, sou daqueles fãs de futebol que vibra com o Rui Costa a jogar. Há poucos no mundo como ele e que saibam tratar a bola como o maestro da Luz.
Foi lindo ver o Rui ser aplaudido em Itália, num estádio que ele bem conhece e que bem o conhece a ele. Por vezes, gostava que o número 10 do Benfica tivesse ficado em Milão, não por causa das minhas preferências clubísticas, mas porque assim podia ser que, tal como Maldini ou Costacurta, víssemos Rui Costa a jogar à bola até aos 40. Mas havendo Kaká era complicado...

Lindo também foi ver o Estádio de Alvalade a aplaudir Cristiano Ronaldo quando ele quase pede desculpa pelo golo que marcou. Não sou apreciador dos gestos e expressões de Ronaldo, parecem-me artificiais, trabalhados, treinados para as objectivas dos fotógrafos e câmaras...
Mas que foi um gesto bonito, isso foi.

Também achei curioso que tivessem perguntado ao Nani na "flash interview" se ele tinha medo de ser assobiado e ele não ter dito "já estou habituado, quando jogava no Sporting era assobiado de 15 em 15 dias".

O que não foi bonito foi saber que Mourinho saiu do Chelsea.
E não é por ele, porque, depois da derrota do Inter contra o Fenerbahçe (golo marcado peloex-leão Deivid), Moratti pode trocar Mancini pelo Special One, ou, segundo a imprensa Britânica, já terá as malas aviadas para substituir Scolari.
É pela legião de adeptos que entoava cânticos com o seu nome em Stamford Bridge... Abramovic não vai voltar a encontrar um treinador com o carisma do português. E tudo porque resolveu amuar e não "dar mais prendinhas" a Mourinho, em vez disso foi aos saldos e, mais ainda, vendeu algumas das jóias que tinha.

Concluo com um pequeno apontamento para algo que vi na tv poucos minutos antes do início do Sporting X Man Utd. Um adepto português e um adepto inglês tratavam-se como amigos depois de uma tarde juntos a beber cerveja (e não me pareceu que tivesse sido pouca) e diziam ao jornalista que o futebol é bonito é com amizade, não com lutas. Detalhe: o inglês não falava português e o português não falava inglês. Entenderam-se juntando duas linguagens universais...a do futebol e a do álcool!

O que acabou por ser uma ENTRADA PERIGOSA foi o castigo da UEFA a Scolari. 4 jogos de suspensão. Engraçado, porque são os jogos que faltam para completar a fase de classificação, engraçado porque o jogador sérvio apenas levou 2 jogos de suspensão, e mais engraçado porque, segundo se veiculou na imprensa, no relatório do árbitro constaria que o seleccionador de Portugal teria reagido a uma provocação de Dragutinovic... é realmente de rir.

Sem comentários: